Os bastidores da política pienense - 09-04-2025

 


Vamo que vamo

Olá caros leitores, a partir desta semana vamos publicar semanalmente, todas as quartas-feiras, nossa coluna sobre a política pienense. E para iniciar os trabalhos gostaríamos de fazer uma reflexão sobre o futuro da política pienense. Neste sentido devemos lembrar que o atual prefeito Maicon Grosskop (Republicanos) iniciou seu segundo mandato neste ano e, portanto, não poderá concorrer a reeleição. Sendo assim quem será o sucessor? Alguém aí arrisca um palpite?

 

Favoritismo

Devemos lembrar que Maicon Grosskopf vem de uma reeleição com quase 60% de preferência do eleitorado pienense, uma vantagem jamais vista em Piên se tratando de eleições para prefeito. O prefeito conhecido como Tiguera, só não está asfaltando as estradas de roças no município e, além dos asfaltos, muita coisa deve acontecer e se concretizar nos próximos anos. Somado as ações da atual gestão Maicon Tiguera, com o fato de não haver concorrência política no cenário no atual, a equipe do atual prefeito é vista com favoritismo para se manter no controle do município nos próximos anos.

 

E agora?

Um dos principais concorrentes de Maicon Tiguera, o ex-prefeito Gilberto Dranka (MDB) que perdeu as duas últimas eleições municipais acabou falecendo em fevereiro último. Dranka detinha o controle de vários partidos políticos em Piên e certamente era o arquiteto do maior grupo político da cidade. Agora, com sua morte, resta saber se o grupo se manterá unido ou se os partidos que defendiam uma terceira reeleição de Gilberto Dranka irão tomar rumos diferentes.

 

O sucessor

Com a morte de Dranka surge na cena política pienense uma dúvida, quem serão os próximos candidatos a prefeito em Piên. Nos bastidores da política pienense, um nome que vem sendo cogitado para ser o sucessor de Maicon Tiguera é Almir Pedro Mielke (PRD), atual presidente da Câmara de Vereadores de Piên. Além de ser filho de um dos políticos mais ilustres do município, o saudoso vereador Pedro Mielke, que exerceu nada mais, nada menos, que nove mandatos no Poder Legislativo pienense, Almir vem cada vez mais estreitando o contato com o prefeito Maicon Tiguera, inclusive esta semana, ambos viajaram juntos para Brasília, em busca de novos recursos para Piên. 

 

Outros nomes

Na outra ponta, quem deve se manter na tentativa de voltar a ser prefeito de Piên é o empresário João Padeiro (PL), que no pleito do ano passado obteve pouco mais de 5% da intenção de votos, com 509 votos conquistado nas urnas. Quem também deve buscar fortalecimento político nos próximos anos e também não esconde a vontade em se tornar a primeira prefeita de Piên é a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira (União Brasil). Outra liderança política que vem analisando de perto o desenrolar da política pienense é o empresário Valdir Taborda, ele foi vereador na gestão passada, apesar disso, disse pessoalmente a este jornalista que voz escreve que não voltará a disputar eleições proporcionais em Piên (para vereador). 


Sem novidades

As próximas eleições municipais ainda estão longe, é verdade, porém, com o cenário atual, podemos imaginar que o pleito de 2028 não terá novos nomes ou alguma novidade, a exemplo de Maicon Tiguera, que surgiu na eleição municipal de 2020 para se tornar o mais jovem prefeito de Piên. Ao que tudo indica, nas configurações atuais, o prefeito Maicon Grosskopf tem tudo para fazer um sucessor e, diga-se de passagem, sem precisar fazer muito esforço. Pois no momento atual não existe oposição em Piên. Resta saber se essa configuração vai se manter até o próximo pleitos. 


Por hoje é só

Enfim, por hoje é só pessoal. Caso você seguidor do Piên em Notícias queira sugerir algum assunto específico para abordarmos em nossa coluna política, entre em contato com o Piên em Notícias. Seguimos atentos e prontidão. Um forte abraço a todos vocês, bom resto de semana e até semana que vem. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato