Produtores comemoram PL que pode trazer mudanças na classificação do tabaco

Caso proposta avance na Alep, próxima safra de tabaco poderá ter novidades
FOTO: Alexandre Carvalho - Piên em Notícias


Produtores de tabaco de Piên e de toda região à fora comemoram e seguem otimistas com relação a possibilidade de na próxima safra, a classificação das folhas de tabaco terem de ocorrer nas propriedades rurais. Isso ocorre em virtude do projeto de lei (Nº 119/2023, da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que recentemente foi discutido em uma grande audiência pública ocorrida no parlamento estadual, onde estiveram presentes fumicultores de todo Estado, inclusive de Piên.


O Projeto de Lei visa transferir a classificação do tabaco das indústrias para as propriedades rurais dos produtores no Paraná. O projeto é defendido por deputados estaduais como Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD) e Anibelli Neto (MDB), com o objetivo de valorizar a produção de tabaco e beneficiar os produtores. Na última audiência pública ocorrida na Alep, no dia 15 de abril, a esperança de que o projeto vire lei voltou a prosperar. Isso porque foi formada uma comissão que ficará encarregada de elaborar uma lei que passe pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, para em seguida ser aprovada pelos deputados e virar lei no Paraná.


Apesar de não haver nenhuma data prevista para isso, as expectativas apontam para que a lei possa a vigorar já a partir da próxima safra, ainda mais tendo em vista que alguns vereadores estão pressionando seus deputados a somarem força no movimento. A proposta vem sendo discutida no Paraná há anos, sendo que a partir deste ano de 2025, passou a ganhar força e se difundir também em Santa Catarina, onde deputados estaduais daquele Estado já discutem sobre o tema juntamente com empresas e entidades representativas dos produtores.


Audiência pública ocorrida na Alep no último dia 15 reuniu diversos deputados a favor da proposta
FOTO: Sistema Faep



O deputado estadual Anibelli Neto (MDB), que é autor de leis que instituíram no Paraná o Dia Estadual do Fumicultor Dia do Fumicultor, comemorado em 28 de outubro, e do Produtor Rural, comemorado no dia 28 de julho, comemorou os resultados da audiência pública ocorrida neste mês na Alep. “É um dia para ser lembrado para os restos dos tempos. Momento em que esse Legislativo reconheceu o trabalho de todos nesta causa em prol de mais de 25 mil produtores de tabaco do nosso Estado”, disse Anibelli.


O deputado Anibelli Neto ainda fez questão de comentar durante a audiência, que o Paraná, atualmente, não dispõe de nenhuma empresa do ramo fumageiro que exporta a produção dos produtores paranaense. “Por incrível que pareça nós não temos no Paraná nenhuma empresa que exporte o fumo. Todas as empresas que exportam estão situadas no Rio Grande do Sul. Temos que ver isso com nosso governador Ratinho Junior e com nosso Secretário de Agricultura para nós exportamos fumo e valorizarmos mais nossos produtores”, elencou Anibelli.


O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, agradeceu o apoio de parlamentares envolvidos com o projeto, que contribui para fortalecer a atividade dentro da porteira, com mais autonomia para o produtor. “Esse projeto de lei vai contribuir muito para os nossos produtores de tabaco, pois corrige uma distorção histórica e garante que o fumicultor acompanhe e até conteste a classificação do seu tabaco, colocando-o no centro da cadeia produtiva”, apontou Meneguette. “Com essa mudança, o produtor vai receber o valor real da qualidade do seu produto, não ficando mais refém da indústria”, complementa.

 

Fumicultura no PR

Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de tabaco do Brasil, atrás do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim, cerca de 95% da produção brasileira da planta está concentrada nos estados da Região Sul, dividida em 320 mil hectares cultivados. Além disso, o Brasil é o maior exportador da commodity do mundo, respondendo anualmente por 20% a 30% de todo o comércio global.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato